quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

9 de Dezembro - Dia Internacional contra a Corrupção

Fonte: www.amarribo.org.br

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A idéia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Em referência a essa data, o 9 de Dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objetivo a prevenção e o combate à corrupção.

Em 2010, em comemoração à data, a Controladoria irá realizar eventos, em todo o país, para apresentar as principais ações desenvolvidas para o combate à corrupção, bem como os resultados alcançados na área no último ano.

A Semana Contra a Corrupção segue apos o encerramento da Conferencia Internacional Contra Corrupção (14ª IACC), que foi realizada em Bangkok na Tailândia, com 1200 participantes do mundo todo e teve a participação brasileira do Ministro Jorge Hage, da diretora Dra Vania Vieira da CGU, dos presidentes do Conselho e Executivo da Amarribo Josmar Verillo e Jorge Sanchez, de Caio Magri do Instituto Ethos. A Conferencia acontece a cada 2 anos. A de 2008 foi em Atenas na Grécia e o Ministro Jorge Hage anunciou que a Conferencia de 2012 será no Brasil.


Deixo aqui minha mensagem aos leitores:
Comemoramos nesse dia (9 de Dezembro) o Dia Internacional contra a corrupção. Quantos casos vimos diariamente em nossos noticiários, sejam eles a níveis municipais, estaduais ou federais. Pra mim não existe corrupção menor e maior, quem rouba pouco e quem rouba muito. Corrupção é corrupção.
Só acabaremos com esse mal em nosso país quando existirem pessoas que queiram e desejam um país melhor, um país qualificado, um país que desenvolva grandes obras com trabalho, dignidade e transparência acima de tudo.
A arma contra todos esses efeitos é o voto. Devemos aprender a escolher bem nossos administradores, pois ao invés de levarem dinheiro em cueca, mala, meia, deveriam estar investindo em saúde, educação, emprego, habitação, deveriam pensar de maneira geral na sociedade e no desenvolvimento do bem comum.
Que não nos coloquemos contrários a esse ato somente no dia de hoje, mas estejamos sempre atentos aqueles que estão envolvidos em escândalos, sejam eles Municipais, Estaduais ou Federais. Somente assim contruiremos um Brasil melhor e mais limpo.



RAIO X - Confira os indicadores municipais brasileiros e saiba mais sobre as contas de sua cidade.



Grande Abraço,

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário