sábado, 11 de junho de 2011

Ser Cristão não é questão de rótulo, mas de comportamento

"Quantas vezes adquirimos em nossas vidas apenas um rótulo de cristão, mas ser cristão vai além de um rótulo. Para ser um cristão autêntico é preciso ter atitudes de um cristão, onde este, se posicione a favor da verdade, do bem comum, da igualdade e não do lado oposto, se importando apenas com seus próprios interesses. O cristão é reconhecido pelo seu comportamento e pelo seu testemunho, não pela sua máscara", afirmou Adriano.


Não existe outra realidade além da realidade. Santo Agostinho dizia que, na Igreja, muitas pessoas exibem o rótulo “cristão” quando seu comportamento não encarna, de modo algum, as qualidades encarnadas pelo próprio Cristo.
Por outro lado, existem pessoas que não são de tradição cristã, mas que em sua vida manifestam essas qualidades de compreensão, paciência e amor, manifestadas pelo Cristo.
"Fazer parte ou não do corpo do Cristo não é uma questão de rótulo, mas de comportamento".
Uma vez, perguntaram ao Dalai Lama: “Para o senhor, qual é a melhor religião”? Supostamente, pensaram que sua resposta seria: “O Budismo”. Mas ele respondeu: “A melhor religião é aquela que torna você melhor”. (Jean Yves Leloup – no livro “A Arte da Atenção).
Ao assumirmos compromisso com o Cristo, temos que ser conscientes que a nossa responsabilidade é muito mais séria do que um simples comparecimento em algum ato religioso de rotina, pequenos gestos de beneficência, ou ainda palavras bonitas ou conselhos em nome do Cristo.
Ao assumirmos o rótulo de cristão, devemos nos comportar semelhante a Jesus no dia-a-dia e adotar uma pergunta permanente a ser feita pela própria consciência: "O que faria Jesus se estivesse no meu lugar agora"?
A resposta a este questionamento íntimo é a decisão que se deve tomar.
A ética essencial do Cristo é a ética do amor. Amar representa a síntese de um conjunto de virtudes e comportamentos. Amar significa mudança de mentalidade e de comportamento.


Grande abraço,

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário