sábado, 12 de fevereiro de 2011

Projeto Guri está a todo vapor no Estado de São Paulo... e aqui em Itanhaém?

"Espero que tempos melhores cheguem à Itanhaém, para que haja maior interesse pela área da Educação e da Cultura, e tenhamos um projeto tão gratificante como é o Projeto Guri, onde este, possa atender toda a demanda de nossa cidade, e quem sabe assim, possam nascer em nosso município, futuros músicos e verdadeiros artistas da música brasileira", disse Adriano.


O projeto Guri abriu oito mil vagas nos cursos de música para estudantes do ensino fundamental e médio, que tenham entre seis e 18 anos. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas em qualquer polo Guri (veja os endereços aqui) até 28/2.

Para se inscrever, é preciso levar uma foto 3x4, um comprovante de endereço e R.G. ou certidão de nascimento.

Os cursos são todos gratuitos: canto, violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão.

Para os alunos de 10 a 18 anos, as aulas são coletivas e diárias, de segunda a sexta-feira, por oito semestres.

Além do curso específico do instrumento, os jovens participam de aulas de canto coral, teoria musical e prática de conjunto.

O Guri é um programa sociocultural brasileiro que agrega, atualmente, 50 mil alunos em todo o estado de São Paulo. Na capital paulista, há cerca de 15 mil vagas, coordenadas pela Santa Marcelina Cultura e a Emesp Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo).

Juntas, as instituições organizam o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e os grupos jovens ligados ao projeto: a Orquestra Jovem do Estado, o Coral Jovem do Estado, a Banda Sinfônica Jovem do Estado e a Orquestra Jovem Tom Jobim.

Fonte: Folha.com


COMENTÁRIO:
Como é bom e agradável quando vemos cidades e até mesmo pequenos bairros, interessados em desenvolver projetos que eduquem nossas crianças e adolescentes. No caso do Projeto Guri, o Governo do Estado de São Paulo fornece através dele, cursos de música completamente gratuitos às crianças e adolescentes dos municípios.
Foram aí abertas 8 mil vagas em alguns polos encontrados em nosso Estado. O que me entristece é ver cidades não se interessarem devidamente com um projeto tão eficiente como este.
A cidade de Itanhaém já suporta um polo do Projeto Guri (Encontrado no endereço: R. Estanislau Geronimo, nº953 - Jd. Oasis), mas será que realmente este núcleo tem sido bem desenvolvido, satisfazendo crianças e adolescentes de ponta a ponta do nosso município? Quem mora no Balneário Santa Cruz, teria grandes facilidades de interagir ao projeto?
Espero que tempos melhores cheguem à Itanhaém, para que haja maior interesse pela área da Educação e da Cultura, e tenhamos um projeto tão gratificante como é o Projeto Guri, onde este, possa atender toda a demanda de nossa cidade, e quem sabe assim, possam nascer em nosso município, futuros músicos e verdadeiros artistas da música brasileira.



Grande abraço,

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário