quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vaticano se posiciona e veta confissões por iPhone

Fonte: Globo.com


CIDADE DO VATICANO — Os católicos não podem fazer suas confissões através do iPhone e a tecnologia não substitui a presença física quando se admite os pecados a um padre, disse um porta-voz do Vaticano nesta quarta-feira.

O comunicado do padre Frederico Lombardi foi divulgado depois do lançamento nos Estados Unidos de um aplicativo para o iPhone criado para ajudar os católicos na confissão exigida pela Igreja Católica.

— Não se pode de forma alguma se confessar pelo iPhone — disse Lombardi nesta quarta-feira, acrescentando que a confissão requer a presença do penitente e do padre — Isso não pode ser substituído por qualquer aplicação de TI.

O aplicativo "Roman Catholic" acompanha os católicos pelo processo de sacramento e contém o que a empresa responsável pelo programa considera ser "uma avaliação personalizada da consciência para cada usuário".

Segundo os inventores, o programa não foi criado para substituir as confissões presenciais, mas ajuda os católicos no processo, que geralmente envolve admitir pecados aos padres em uma cabine de confissão.

Reportagens afirmando que o aplicativo tinha recebido aprovação da Igreja Católica nos EUA indicaram que agora seria possível se confessar através do iPhone.


ADRIANO COMENTA:
Creio que isto não iria encorajar os católicos a procurarem um sacerdote para ali confessarem os seus pecados, mas pelo contrário, o comodismo iria aumentar ainda mais. Hoje você ja evita de pagar contas em bancos, pagando então pelo próprio celular, pela própria internet. O mundo está desenvolvendo cada dia mais, mas com isso aumenta nosso comodismo, não criando mais as preocupações domésticas. Imagine então se começarem a "facilitar" a vida cristã do ser humano? Como seria participar de missas online? É só o que me faltava... Daqui a pouco só faltam querer mostrarem que podemos conquistar o céu pagando até mesmo em 36 vezes sem juros!!!
A confissão é um dos sacramentos da Igreja Católica. Ja foi visto alguem ser batizado, ou receber a primeira comunhão, ou ser crismado, ou se casar, ou até mesmo ser ordenado um sacerdote via meios de comunicações? Os sacramentos exigem-se a presença do fiel. A evangelização deve sim ser feita através de meios de comunicações, mas não existem possibilidades de vivermos a nossa fé através deles, devemos viver em comunhão com o próximo, devemos exercitar a cada dia o perdão para então sermos perdoados, devemos testemunhar a presença de Deus com nossas próprias boas ações.
Concluindo, o padre é a pessoa de Cristo na terra. Quem perdoa os pecados é Deus, mas Jesus deu autoridade aos seus discipulos para perdoar os pecados: "Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 22-23).
E ainda Jesus diz em outra passagem bíblica: "Confessai os vossos pecados uns aos outros" (Tg 5,16 ).
Por isso a importância presencial do confessor diante do sacerdote!
Usemos então os meios de comunicações como meios de evangelização.
Vivemos nossa fé com nossas boas ações, com nossa vida no dia-a-dia.
Não vamos confundir as coisas...



Grande abraço,

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário