sábado, 28 de maio de 2011

Você já parou para pensar: Itanhaém precisa de "mutirão"?

"Acredito que não seria necessário um mutirão para uma cidade que apresenta um dos maiores IPTU's já cobrado em toda a extensão nacional. Se pagamos nossos impostos, mesmo sendo altíssimos, temos mais do que o direito de cobrar os recursos de nosso governo municipal. Ninguém paga a parcela de um carro para deixa-lo encostado na garagem. Nem muito menos, compramos uma casa para morarmos na rua. Pelo contrário, devemos usufruir daquilo que pagamos", afirmou Adriano.


Candidatos a prefeito para as próximas eleições, buscando substituir o prefeito que não pode se reeleger, porém contando com o seu apoio, já são vistos pela cidade em companhia do atual prefeito, que se utiliza de um tal de “mutirão” para ir aos bairros, prometendo o que não cumpriu, apenas usando argumentos que investimentos estão em andamentos e estudos.
No último dia 24, através do “site” da PMI, soube-se que o prefeito e sua equipe administrativa estariam no Balneário Gaivota para ouvir as reivindicações dos moradores e definir os serviços a serem realizados num período de 15 dias.
Achei muito estranho tudo isso e pus-me a perguntar: MUTIRÃO??? Qual o significado da palavra mutirão? Consultei a “WIKIPÉDIA” e lá encontrei a seguinte definição:

MUTIRÃO (termo de origem tupi de etimologia obscura) é o nome dado no Brasil a mobilizações coletivas para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. É uma expressão usada originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, em que todos são beneficiários e, concomitantemente, prestam auxílio, num sistema de rodízio. Atualmente, por extensão de sentido, "mutirão" pode designar qualquer iniciativa coletiva para a execução de um serviço não remunerado, como um mutirão para a pintura da escola do bairro, limpeza de um parque e outros.

Bem! Aí foi que estranhei mais ainda. Será que esse trabalho tem algum tipo de ajuda mútua, e/ou gratuita?
E tem mais! Iniciado em 20 de janeiro, já havia “beneficiado” 17 bairros? 10 regiões da cidade? Inclusive um bairro dos mais nobres da cidade que é o Cibratel II?
A manutenção das vias, bem como a limpeza é dever da PMI que recebe os tributos, os quais se destinam a tudo isso entre outras coisas mais.
Gente!!!!!!!!!! Isso não tem cabimento! O que foi feito antes do dia 20 de janeiro? E agora só 15 dias? Uma cidade como Itanhaém, não pode ter sua manutenção e limpeza feita de mutirão!
Um dos Orçamentos Municipais mais altos do Brasil, trabalhando em mutirão?
Vou mais além! O prefeito não poderia ouvir somente os moradores, pois temos turistas que frequentam nossa cidade e proprietários que residem em outros municípios e por pagarem seus tributos também poderiam opinar. Ele deveria usar o veículo oficial, recentemente adquirido (o “SANTA FÉ”), e circular no centro e nos bairros, que certamente ele veria as necessidades. Ou atendesse os requerimentos dos vereadores, que ele certamente estaria atendendo a população também. Agora, vir ao bairro depois de 6 anos de ausência, trazendo a tira-colo o seu indicado como seu substituto na Prefeitura, me parece uma manobra oportunista e eleitoreira.
Mas como tudo tem seu lado bom, isso também teve o seu. A população sofrida e calejada dessa administração descompromissada com o desenvolvimento deste bairro soube receber e devolver na mesma moeda a atenção dedicada ao longo de sua administração.
A população cobrou a promessa do CCI (Centro de Convivência do Idoso), que o prefeito prometeu e divulgou o projeto em quadros na Regional local. Cadê? Agora volta a aparecer na relação de Obras em estudo e andamento.
A escola “modelo” que seria construída junto a Sede da Associação de moradores do Gaivota ? Cadê? Também volta ao cenário das Obras em andamento.
Nós, moradores e frequentadores do Balneário Gaivota, gostaríamos que o senhor prefeito prestasse serviços neste bairro, apenas o necessário, e que novas promessas só viessem após esses cumprimentos. Quero dizer também que o povo, embora insatisfeito, ficará aqui, ainda que tenha que eleger administradores que se junte aos demais munícipes pra buscarem o melhor pra nossa gente! Ninguém vai embora da cidade! O povo ficará aqui e estará mais atento, mesmo que descontente!


Grande abraço,

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário