sexta-feira, 23 de julho de 2010

Encontro Regional discute políticas para a juventude

‘De norte a sul, e no Brasil inteiro, nós somos o Partido Socialista Brasileiro’. Este foi o grito de mais de 200 jovens para receber o Presidente Estadual do PSB 40, Deputado Federal Marcio França, o Presidente do Diretório Municipal, Marcelo Strama, e diversas outras lideranças políticas do partido no estado durante o 1º Encontro Estadual da Juventude, promovido pela Juventude Socialista Brasileira de São Paulo em Itanhaém no último fim de semana.

O evento foi realizado na Fazenda Bargieri, entre os dias 2 e 4 de julho. Em meio a debates e atos político-partidários, a militância elaborou a "Carta de Itanhaém", para ser entregue ao candidato a governador do estado Paulo Skaf.

Na carta, há uma série de propostas relacionadas aos jovens para serem defendidas pelo pertido nessas eleições, abordando temas como: capacitação proporcional, inserção no mercado de trabalho, o papel da juventude na política e seu papel para transformar a sociedade através da cultura e da educação.

"Tivemos todo o cuidado de apontar assuntos que retratam a realidade de quem quer construir o seu futuro." Disse Felipe Moscatello, presidente da JSB de Itanhaém, sobre o documento.

Em sua participação na tarde de sábado, Márcio França parabenizou a iniciativa dos militantes da JSB de todo o estado em realizar este evento. “Tudo isso que estamos discutindo aqui será inserido na Plano de Governo do Paulo Skaf, dando as diretrizes necessárias para a construção de uma política para o jovem”, disse.

A prefeita de Peruíbe, Milena Bargieri, também esteve presente no encontro. Em seu discurso, ela ressaltou o compromisso que o partido tem tido nos últimos anos para conseguir verbas para sua cidade. "Graças ao deputado Márcio França, Peruíbe já recebeu mais de R$ 2 milhões em verbas federais. Isso representa a progresso que conquistamos trabalhando de forma unida com o PSB”.

Também no sábado, os vereadores da JSB paulista, Caio França, de São Vicente, Valdir Nahora, de Santos, e Guto Zanette, de Olímpia, estiveram presentes para falar sobre seus trabalhos no legislativo e sua relação com a juventude de suas cidades. Em seguida, o vereador de São Paulo Eliseu Gabriel e o deputado federal Dr. Ubiali, representante da região de Franca, iniciaram um grande debate sobre cultura e educação.

Marcelo Strama e Márcio França lembraram a importância do evento.“A população itanhaense saberá que o nome de Paulo Skaf é a melhor opção para a sucessão do Governo do Estado”, disse Strama. “Itanhaém é muito importante o crescimento do PSB na Baixada Santista. Eventos como este mostram como a ala jovem do partido é diferenciada e luta pelos seus ideais”, disse França.


Confira alguns dos principais pontos defendidos na "Carta de Itanhaém":

1. Verdadeira Institucionalização da Política Pública de Juventude através da criação da Secretaria Estadual da Juventude em conjunto com a elaboração do Plano Estadual de Juventude, reativação do Conselho Estadual de Juventude e criação do Sistema Estadual de Juventude.

2. Erradicar o analfabetismo no Estado de São Paulo, com ênfase prioritária na juventude;

3. Implementação progressiva das 40 horas semanais na jornada de trabalho sem redução de salários com enfoque na valorização juvenil;

4. Investir na Pesquisa e Extensão da Universidade Pública, transferindo o potencial e os frutos para o benefício do Estado;

5. Ampliar a acessibilidade aos mecanismos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) com um amplo fomento da sua utilização para fins sociais;

6. Criar um plano específico voltado à juventude rural contemplando a pluralidade, regionalidade, acesso, além da construção de um plano estratégico de potencialização das pequenas propriedades rurais;

7. Plano de integração junto ao PSF (Programa Saúde da Família) com desenvolvimento de ações voltadas ao público juvenil, ressaltando o papel preventivo;

8. Valorização da cultura brasileira e em especial as raízes da cultura paulista não apenas na ótica das tradições relacionadas à influência européia, mas com ênfase prioritária nos contextos mais primitivos e possibilitar um protagonismo das artes alternativas;

9. Construir um plano de ressocialização da juventude carcerária, integrando cultura, esporte, educação e trabalho como forma de inserção social com planos de incentivos fiscais para possibilitar a entrada nos espaços comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário