sexta-feira, 11 de março de 2011

O cachorro velho, o leopardo e o macaco

"Vemos em tantas outras ocasiões, que esperto mesmo, é aquele que age com sabedoria e com a força da inteligência, pois estas só aumentam nossa confiança e a certeza da nossa vitória, não importando o tamanho e a quantidade dos nossos adversários. Qualidade vale muito mais que quantidade, nem sempre muitas cabeças pensam mais do que uma só.", refletiu Adriano.


Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho cão com ela.
Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido.
Vagueando a esmo, à procura do caminho de volta, o velho cão percebeu que um jovem leopardo o tinha visto e caminhava na sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço...
O cachorro velho pensou:
- Oh, oh! Estou mesmo enrascado !
Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de se apavorar ainda mais, o velho cão ajeitou-se junto ao osso mais próximo, e começou a roê-lo, dando as costas ao predador .
Quando o leopardo estava a ponto de atacar, o velho cachorro exclamou bem alto:
- Este leopardo estava delicioso ! Será que há outros por aí ?
Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspendeu o seu ataque, já quase começado, e esgueirou-se na direção das árvores.
- Caramba! - pensou o leopardo, - essa foi por pouco ! O cão velho quase me apanhava!
Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria o predador que o cão não tinha comido leopardo algum....
E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro viu-o a correr na direção do predador em grande velocidade, e pensou:
- Aí tem coisa!
O macaco alcançou o felino, cochichou-lhe o que lhe interessava e fez um acordo com o leopardo.
O jovem leopardo ficou furioso por ter sido feito de parvo, e disse:
- Macaco! Sobe para as minhas costas, para veres o que acontece com quem se arma em esperto comigo!
Agora, o velho cão via um leopardo furioso, a vir na sua direção, com um macaco nas costas, e pensou:
-E agora, o que é que eu posso fazer ?
Mas, em vez de correr (sabia que suas pernas doloridas não o levariam longe...), o cachorro sentou-se, mais uma vez dando costas aos agressores, fazendo de conta que ainda não os tinha visto, e quando estavam suficientemente perto para o ouvirem, o velho cão disse:
- Mas afinal onde está o raio daquele macaco? Estou a morrer de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e nunca mais chega!

Moral da história: Idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e intriga. A Sabedoria só vem com a idade e a experiência.


Grande abraço,

Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário